quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como consertar um Gramofone?



Para que possamos consertar nosso Gramofone, teremos que, antes de tudo, perceber o que não está funcionando adequadamente. O problema às vezes é sujeira ou ferrugem, facilmente resolvido com uma boa limpeza e o uso de um removedor de ferrugem, em alguns casos pode ser refeita a cromagem das peças. O que não aconselho. Saiba que a originalidade do aparelho é mais importante do que o beleza superficial, o que valoriza seu preço perante de um especialista ou colecionador.

Rotação do prato lenta, o que fazer?

Problema na corda, ou a corda está torta e desgastada ou é falta de lubrificação. Caso a corda esteja torta e desgastada, providencie a compra e a troca da mesma, para isso procure um especialista ou tente você mesmo. Para lubrificar, você terá de retirar a corda. Não precisa de experiência, tenho 20 anos e eu mesmo retirei e lubrifiquei a corda de meu gramofone e deu tudo certo. A explicação serve para motores com duas cordas também. 

ATENÇÃO: Só tente abrir o tambor de corda do gramofone se souber seguir o passo a passo.

Como lubrificar a corda do gramofone?


O passo a passo da lubrificação serve tanto para a reposição quanto para garantir o bom funcionamento do gramofone.

Material necessário:

Luvas de algodão


Graxa (Eu uso dessa transparente)



Lençol velho (Se preferir)



1- Abra o gramofone, guardando os parafusos em potinhos, lembre-se que são parafusos de 70-80 anos e você não vai querer perdê-los, hein?

2- Independente do modelo de seu aparelho, desparafuse o motor da mesa, com cuidado, e reserve-o em outro local.

3- Com o motor em mãos vá, soltando as polcas e os parafusos, até conseguir obter o tambor.

4- Agora, com o tambor, vá desprendendo-o com cautela da base, auxiliado pelo lençol, impedindo que a corda possa acidentalmente sair de vez de dentro do tambor.

5- ATENÇÃO

Como esta parte é muito perigosa, utilize o lençol envolvendo o tambor e vá retirando a corda, tudo isso tomando distância, uma dica é virar o lado da corda saindo, para o lado oposto de seu corpo dentro do lençol em forma de trouxa, para que não danifique a corda caso venha cair no chão. O lençol irá segurar a corda e impedirá que você se machuque. USEM AS LUVAS! NÃO FAÇAM COMO NOS VÍDEOS, apenas observe como retirar e colocar a corda no tambor. 

Veja nos vídeos:





6- Logo após de lubrificar seu motor, (limpe a graxa velha e passe a graxa nova) tampe-o, e por precaução, prenda a tampa no tambor desse jeito:

7- Agora é só montar tudo e testar a corda, para isso você irá usar o estroboscópio, para verificar a rotação de seu gramofone. Estroboscópio e seu uso no próximo post.

Bem, essa é a primeira parte de uma série que pretendo ensinar a reparar seu aparelho sem precisar de ajuda técnica, mas se não conseguir desempenhar o conserto, procure um especialista. Um abraço!






Nenhum comentário:

Postar um comentário